Minha lista de blogs

terça-feira, 22 de junho de 2010

O impacto das redes sociais

Atualmente as redes sociais virtuais tem adentrado não só as casas como também as organizações. Qual será o impacto que ocasiona na vida pessoal e profissional? Será que as pessoas estão fazendo bom uso desse meio? Recentemente li uma matéria da Ceviu que estava dizendo que o bloqueio das redes sociais podem causar evasão de profissionais, e que inclusive muitos avaliam antes mesmo da proposta salarial se a empresa permite que o funcionário gerencie seu próprio tempo, incluindo o uso da internet durante expediente.

Hoje em uma empresa, o principal fator para contratação de um profissional são suas características e competências... ao longo de seu trabalho, um dos principais fatores da demissão é o comportamento. Muito se tem visto falar sobre demissões ocasionadas por posts em redes sociais mencionando, ou até mesmo difamando a imagem das empresas. 

Qual é nosso papel enquanto colaborador, e qual nosso papel enquanto empresa...

As empresas hoje limitam os acessos as redes sociais como, twitter, facebook, linkedin orkut, msn, blogs, e até mesmo o uso de e-mails pessoais devido a inúmeros casos que diariamente ouvimos sobre o mal uso dessas redes, ou simplesmente por julgarem que o uso dessas redes enquanto inseridos em ambiente de trabalho afetará o desempenho geral dos funcionários.

Por outro lado, muitos profissionais conseguem lidar com as redes hoje como mais uma ferramenta de trabalho, para promover conhecimento, trocar informações técnicas e até se atualizarem no mercado de acordo com sua área de atuação. Cada área pode fazer uso dessas redes como um plus... uma ferramenta para agregar valores e conhecimentos.

Além de todo esse conhecimento, vale a pena refletir também a maneira como você se apresenta nas redes, afinal toda sua imagem e reputação (pessoal e profissional) está sendo apresentada ali.

E você, o que acha disso, as empresas devem liberar o acesso as redes??

3 comentários:

  1. Emanuella,

    Acredito que pouquíssimas pessoas, e um múmero menor ainda de empresas, estão orientadas sobre este assunto. É comum nos depararmos com as seguintes situações:
    1. Empresas que não utilizam as redes sociais
    2. Empresas que as utilizam apenas por se sentirem obrigadas
    3. Pessoas que não utilizam as redes
    4. Pessoas que as utilizam de forma "arriscada", misturando assuntos pessoais (informais), com assuntos profissionais.

    Por um outro lado, tenho certeza que em pouco tempo tudo ísso mudará, e todos passarão a lidar mais normalmente com as redes sociais.

    Sucesso!
    André Luiz da Silva

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o maior impacto das redes está por vir. Por enquanto as pessoas utilizam redes de maneira quase que recreativa, sem se dar conta do grande poder que tem nas mãos. Mas brevemente novas aplicações afim de aproveitar a inteligência coletiva (crowdsourcing) virão corrigir esse percurso.

    Certamente as empresas buscam aplicações úteis para as redes sociais e muitas já se deram conta que a revolução que virá a partir delas será ainda maior do que aquela ocasionada pela própria internet. Temos estudado muito o assunto e após muitos anos de pesquisa estamos propondo uma aplicação em redes sociais inteiramente nova. Venha conhecer! Grande abraço

    Guilherme
    www.blog.dekdu.com.br

    Alguns posts que podem te interessar:
    http://blog.dekdu.com.br/category/dekdu/

    ResponderExcluir
  3. Empresas que não aproveitarem o poder de inovação colaborativa das redes sociais correm o risco se isolar no mercado!!!! abel

    ResponderExcluir