Minha lista de blogs

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Processo Seletivo x Cultura


A cada processo seletivo que realizo me sinto um pouco mais detentora de conhecimento, incrível como dentro do nosso país existem tantas culturas diferentes, lidar com essas diferenças culturais tem sido o maior de todos os desafios. O perfil da vaga é único mas são tantos os perfis que visualizo em cada candidato, são tantas diferenças, tantas culturas, tantas maravilhas e tudo isso esta bem pertinho de nós, mas não nos damos o privilégio de perceber.

Cada cidade vejo a possibilidade de um novo aprendizado... do Sul a Norte do país é possível encontrar potenciais, potenciais que estão escondidinhos só esperando a oportunidade certa.

Mas como nem tudo são flores... é possível ver cada coisa também... esses dias um taxista em Belém queria me convencer que sua cidade é melhor (em todos os sentidos) que Manaus, e em determinado momento ele falando de uma viagem que sua esposa fez ele solta... “Minha mulher ficou BESTIFICADA”, não agüentei e tive que rir, lendo assim pode ser meio sem graça, mas a mistura do sotaque dele, com a cultura dele, acreditem... foi muito engraçado.

Chegando em Manaus não foi diferente... (a rixa com os paraenses é muito visível) novamente um taxista falando mal e colocando Manaus como a melhor por ter conquistado o espaço que Belém queria para a Copa de 2014.

Mas o mais engraçado de tudo foi o processo seletivo, os candidatos tinham que desenvolver um produto INOVADOR, olha quando falamos em inovação a criatividade desse povo aflora, mas não é só em Manaus não, em qualquer lugar, já vi desenvolverem de tudo:
- Sapato com salto removível (esse está em todas as cidades);
- Injeção de DNA (Você aprende tudo instantaneamente);
- Mamashow (uma espécie de mamadeira térmica, eles contando parecia mais um liquidificador);
- Tele transportador de pessoas (tipo De volta para o futuro);
- Porta bananas;
- Detector de emoção (você coloca o dedo e o aparelho mostra seu humor);
- Tênis com ventilação;
- Palmilha massageadora;
- Celular que carrega com qualquer ruído;
- Pinga Preta;
- Caixinha de Lembranças (uma caixinha aonde você deposita tudo aquilo que te traz lembranças boas, e quando você estiver mal é só abrir a caixinha e ela te motiva a seguir em frente... aff).

Conforme eles apresentam é impossível não imaginar, e eles apresentam com uma espontaneidade, teve moças que até tiraram o sapato para apresentar o sapato de salto removível, imaginem o processo seletivo para posição gerencial e alguém toda formal tirando o sapato. Mas o que queria falar mesmo de Manaus foi a pasta de Tucumã... claro que eles tiveram que antes nos explicar o que seria um Tucumã... No coffee break insistiram que tínhamos que experimentar o “X-Caboclinho” imaginem o que tinha dentro... até onde entendi tinha o tal Tucumã, banana frita (da região), queijo coalho e mais alguma coisa que não entendi... tô fora... fico devendo em dizer o sabor do tal lanche.

Mas incrível como me divirto e aprendo nesses processos, são tantas pessoas que já avaliei que seria impossível mensurar... mas a cada cidade volto um pouco mais madura, profissional e pessoal. E hoje consigo entender onde entra a Psicologia no meu trabalho...

Adoro ficar pensando e pensando... e fico imaginando o dia a dia dessas tantas pessoas que já passaram por mim... incrível como dentro de um país existem tantas diferenças culturais, mas acreditem, cada uma mais maravilhosa que a outra.

Não esqueçam... indo a Manaus, experimentem o X-Caboclinho... e bombom de Cupuaçu também... esse é bom de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário